Diferença entre Hipertrofiar, Emagrecer ou Definir
Quando falamos de hipertrofia é sabido que a literatura nos fala que entre 8 a 12 repetições o corpo reage de uma forma generalizada a uma maior hipertrofia, no entanto cada corpo é um corpo e podem existir reações diferentes ao mesmo método de treino.
Para além do treino com cargas, a dieta tem um papel fundamental no ganho ou perda de peso, pois o corpo apresenta-nos necessidades distintas para cada tipo de treino e objetivos.
Também o descanso entre treinos deve ser considerado para obtermos resultados mais satisfatórios.
Focando mais uma vez na literatura, está diz-nos que a falha mecânica deverá andar entre as 8 e as 12 repetições com a maior carga possível, neste tipo de treino existe uma "quebra" de fibras musculares (entenda-se por micro lesões) que quando existe absorção proteica estas tendem a crescer tendo em conta todos os fatores supra mensionados.
Digamos de passagem que o que aumenta não é o número de fibras musculares, pois estas estão pré-definidas geneticamente, o que aumenta é sim o volume das mesmas!!!!
Quando falamos em perda de peso, a tendência é usarmos pesos mais leves, com mais repetições mas com menor tempo de descanso entre exercícios ou séries!
É importante salientar que quando esta perca de massa gorda é acompanhada por um ganho de massa muscular, muitas vezes, a pessoa sobe à balança e percebe que aumentou ou manteve o peso, mas isso não significa que engordou, simplesmente a massa muscular é mais densa que a massa gorda e por isso é que aquelas calças que tanto gostas já te servem mesmo não tendo perdido peso.
E a definição? Não existe um método ou treino expecifico para a definição, no entanto o ideal é irmos adaptando o treino e a dieta consoante os resultados obtidos, o meu conselho é baixarmos a percentagem de massa gorda o quanto antes e logo depois apostarmos num bom treino de hipertrofia e acredito que iremos obter uma boa definição, por experiência própria tenho obtido excelentes resultados desta forma! 😁